terça-feira, 5 de abril de 2016

Vírus

VÍRUS

Algumas infecções, como a gripe, dengue, AIDS, são causadas por vírus. Os vírus são parasitas obrigatórios dos seres vivos. Por que eles não conseguem multiplicar seu material genético se não estiverem dentro de um organismo. Não são considerados seres vivos por não realizarem funções características dos seres vivos e nem terem células e nem organização celular. Porém, há um constante debate sobre os vírus estarem vivos ou não por conta de pesquisas atuais que dizem que eles são um tipo muito simples e antigo de vida.
Os vírus são divididos entre retrovírus (que possuem RNA como material genético) e adenovírus (os que possuem DNA como material genético). Eles são capazes de infectar as menores bactérias conhecidas. Quando estão fora do ambiente intracelular, eles são seres inertes. Mas, quando infectam alguma célula, injetam seu material genético que é capaz de replicar de forma muito rápida.
Os vírus podem assumir diferentes formas. A mais comum é apenas uma capa de proteínas com um genoma dentro. Parece com uma caixa com uma série de instruções dentro. Alguns vírus mais complexos são os bacteriófagos (ou fagos), que possuem um tipo de cabeça onde é guardado o material genético e uma cauda helicoidal.

Estrutura Viral


Vírus da herpes

A partícula viral é chamada de vírion. Ela é composta por um núcleo que é o próprio genoma, onde se encontra o DNA ou o RNA. É envolta por um envelope que se chama capsídeo que é composto por capsômeros. E por fim temos um revestimento externo derivado de partes celulares como as membranas e outras organelas que se chama envelope.

Reprodução

A sua reprodução pode acontecer por ciclo lítico ou lisogênico.
No ciclo lítico, o vírus se aproxima da célula e injeta o seu material genético. Esse material entra na célula e se multiplica com a ajuda das organelas da célula infectada. Daí, o DNA ou RNA do vírus vai caracterizar o tipo de infecção e doença. A célula infectada morre e libera os vírus que se formaram dentro dela e esses vírus vão infectar outras célular.
No ciclo lisogênico, o vírus introduz o seu material genético na célula. Esse material vai fazer parte do DNA da célula e irá ser replicado durante o processo de meiose celular.
 




                                       TAXONOMIA

 



  
A medida que  novas espécies iam sendo descobertas, percebeu-se que eram cada vez mais necessário classificar e nomear os organismos utilizando algum método que possuisse regras e normas próprias e que utilizasse um linguagem própria para o entendimento de todos.
Aristóteles foi o primeiro homem a classificar os seres criando categorias e utilizando critérios.Criou três categorias:Reino,gênero e espécie, onde havia o reino mineral, vegetal e animal.
O sistema que revolucionou a forma de classificar o seres veio após, no ano de 1770, criado por Carl Von Linné, mais conhecido como Lineu.Ele teve a ideia de classificar em uma língua que foi criadora de toda as demais (menos as orientais), o latim.
 No livro sistema de classificação de Lineu ele classificou pelo sistema binário, ou seja, as características dos seres é que qualifica sua classificação, ficando assim:Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie.



Autotróficas






As bactérias autotróficas podem produzir seu próprio alimento através da fotossíntse ou pela quimiossíntese.
Pela fotossíntese a energia para produção do alimento vem da luz solar e na quimiossíntese a energia  vem de algum composto a ser ''queimado"


  
                                               


Bactérias heterotróficas e autotróficas




As bactérias se dividem em heterotróficas, onde não conseguem produzir seu própio alimento, e autotróficas, produzindo seu próprio alimento.

As heterotróficas alimentam-se principalmente da matéria orgânica que conseguem decompondo organismos mortos, são as decompositoras ou também chamadas de saprófitas.As decompositoras ajudam na reciclagem da matéria na natureza transformando matéria orgânica dos organismos mortos em matéria inorgânica, como os sais minerais que são liberados e podem ser utilizados por alguma planta.
Existem também outros dois tipos de bactérias, as parasitas e as que possuem uma relação de mutualismo com outros seres vivos, onde as parasitas se alimentam de subtâncias retiradas de outros seres vivos, causando-lhes doença.E há as que possuem a relação de mutualismo, onde ambos os seres são beneficiados, como no caso das raízes do feijão, por exemplo, as bactérias fixam o nitrogênio do ar, transformando-os em nitrato.O feijoeiro então utiliza parte do nitrato que auxilia seu desenvolvimento que por sua vez cede para as bactérias parte do alimento que fabrica através da fotossíntese.


segunda-feira, 4 de abril de 2016

REINO MONERA

O reino monera é formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias (arqueas).Todos esses seres são unicelulares e procariontes (sem núcleo organizado).
Elas podem viver em diversos locais, como na água, ar, solo, dentro de animais e plantas, ou ainda como parasitas.
As bactérias são muito importantes para a saúde, para o ambiente e para economia.Ex:
-Na decomposição de matéria orânica.
-Na engenharia genética e biotecnologia para síntese de várias substâncias como a insulina e o hormônio do crescimento.
-Em processos industriais como os lactobacilos na indústria de transformação do leite em coalhada.
-Na indústria farmacêutica se usa as bactérias para produção de antibióticos e vitaminas.